TOP FIVE #1 - As 5 Personagens Femininas Favoritas!

Olá pessoal!

Hoje, Malu e eu, temos o prazer de apresentar a vocês, nosso primeiro TOP FIVE!!

Esse eu vi lá no blog Sushi Baiano e achei muito legal, então, trouxe ele para cá.

Segue então nossa lista, com as nossas 5 personagens femininas favoritas, que com certeza vão se repetir, mas que cada uma de nós vai ter sua razão específica para gostar. Será que as suas personagens favoritas batem com as nossas?

LISTA DA JU

5º LUGAR - LISBETH SALANDER (Trilogia Millennium - Stieg Larsson)


Esta é uma personagem complexa. Você ama. Você odeia. Você acha sensata, para no minuto seguinte achar que é louca. Você entende e concorda totalmente com ela e depois deixa de entender e de concordar. Ela é uma sucessão de altos e baixos, uma briga interminável entre loucura e sensatez. Não tem como explicar. Só lendo para saber. É uma mulher que passou por muitos traumas na vida e ao mesmo tempo conseguiu preservar uma inteligência invejável. Fria e calculista mas ainda assim explosiva e reativa. Racional e emocional.Ann há palavras ou adjetivos suficientes para descrevê-la. Uma das personagens mais surpreendentes que já encontrei nessa minha vida literária.

4º LUGAR - ANNE ELLIOT - (Persuasão - Jane Austen)


Anne Elliot fica em segundo lugar na minha lista de personagens femininas da Jane Austen. Ela merece esse lugar aqui no meu top 5 por mostrar que o amor sobrevive e que quando a vida te oferece uma segunda chance, você deve agarrá-la com unhas e dentes. E ela faz exatamente isso. Por ser doce e compassiva, Anne  acaba deixando que outras pessoas interfiram em sua vida, afastando-a de seu grande amor. Mas quando ela se vê com a oportunidade de ter esse amor de volta, ela perde toda essa postura, dá adeus às convenções, deixa de escutar a opinião dos outros e corre atrás do que quer. Além disso, Anne e eu temos muita coisa em comum.

3º LUGAR - MIA THERMOPOLIS - (O Diário da Princesa - Meg Cabot)

Eu amo a Meg Cabot e amei tudo o que li dela até agora. Mas um dia ela criou Amelia, a garota estranha, alta demais, desajeitada demais, que um dia descobre que é uma princesa. Fala sério, isso é demais!!! É o sonho de toda garota! (leia-se eu). Mas a minha escolha da Mia aqui nessa lista, se deve principalmente ao fato de que somos iguais (exceto pela parte de ser neta de uma rainha e ter um cabeleireiro disponível 24 horas por dia). Sou a garota estranha, que não se encaixa, com um cabelo indomável e que tem medo de falar em público. Apesar de ter evoluído bastante na questão da minha timidez, ainda sou um desastre ambulante do tipo que rola da escada quando tenta paquerar alguém, ou bate a cabeça na árvore enquanto lança um olhar sedutor, ou tropeça na calçada quando vê o menino de quem está afim e quase cai de cara no chão e... bom, passemos para a próxima.

2º LUGAR - ELIZABETH BENNET - (Orgulho e Preconceito - Jane Austen)


Eis a minha personagem preferida dentre as mulheres de Jane Austen. Elizabeth é uma mulher que se destaca por estar a frente de seu tempo. Vivendo em uma época onde as mulheres abaixavam a cabeça e diziam sim, Lizzie se torna única por fazer exatamente o contrário: não ficar calada, lutar pelo que quer e acredita, recusar propostas de casamento que não lhe cabiam... Elizabeth Bennet é uma mulher admirável. Só mesmo uma mulher como essa para conquistar o coração de Mr. Darcy - meu amado. Lizzie é tudo o que eu quero ser quando crescer e tem o amor que eu quero ter. Ela sempre terá um lugar elevado em qualquer lista que eu fizer.


1º LUGAR - HERMIONE GRANGER - (da série Harry Potter - J.K. Rowling)

Ela é inteligente. É personagem da saga que eu queria que nunca tivesse terminado. É a melhor amiga do personagem principal. O Vitor Krum (o maior astro do quadribol internacional) se apaixonou por ela. Sem ela, Harry e Rony não teriam escapado de boa parte das encrencas em que se meteram. Mas amo a Hermione por identificação. Ela é descrita como uma chatinha sabichona com um cabelo sem jeito e dentes ligeiramente desiguais. No início ela passa essa imagem de sabe tudo insuportável, daquelas que levanta o braço para responder as perguntas do professor ou para lembrá-lo que ele deixou lição de casa para entregar. Mas no fundo ela é só uma garota que precisa provar que é inteligente para se auto afirmar; ela quer ser parte de alguma turma, quer ser amada, quer ser aceita e também não tem ideia do potencial que tem. Se eu tivesse que escolher uma personagem para me definir, seria ela. Pena que a parte de ser bruxa eu ainda não consegui... haha

Existem milhares de outras personagens que eu poderia ter colocado nessa lista - Katniss Everdeen, Jane Eyre, Tris Prior, Suzanah Simon, Sofia Amundsen, Bela, Bridget Jones... Mas eu tive que escolher 5, né? Espero que vocês tenham gostado da minha lista e que gostem também da lista da Malu que vem a seguir. Eu ainda nem sei quais personagens ela escolheu, mas tenho certeza que vou amar!

***

Oi, gente!!! Malu na área!!

Então eis que estou aqui para cumprir a tarefa de escolher minhas 5 personagens femininas favoritas? Oh my Goood! Não  tinha um TOP FIVE menos doloroso, Ju?! rs
De todos os livros que já li, algumas personagens me marcaram profundamente, quer pela força ou pela delicadeza do seu caráter. Com algumas a identificação de sentimentos e valores foi imediata, com outras foi meio aquela de "quando eu crescer, quero ser como ela!". Por isso vai ser difícil colocá-las nessa espécie de pódio. Mas... vamos lá!!!

Aurélia na novela "Essas mulheres". .
5º lugar - Aurélia Camargo: Ela é a personagem protagonista de "Senhora", um dos principais livros do Movimento Romântico no Brasil. Li esse livro pouco depois de terminar o ensino médium (há alguns poucos anos... rs) e por isso Aurélia foi a primeira mulher no mundo literário que ganhou minha completa admiração. Inteligente e determinada, ela não se prendia e nem se deixava levar pelas regras e costumes da sociedade que, na sua época, era ainda mais machista e preconceituosa. Forte, delicada e de um autocontrole invejável, fez sua vida dar uma verdadeira reviravolta depois de ser abandonada por Fernando Seixas. Não vou falar sobre o livro aqui, mas não posso deixar de dizer que foi a aparente frieza de Aurélia que deu ao livro o desenrolar e o final feliz e perfeito (que eu tanto amo!), digno do grande José de Alencar. 






4º lugar - Anne Elliot: Como a Ju colocou mais acima, ela é personagem do livro "Persuasão", de Jane Austen. Bom, Anne entra para a lista porque simples e definitivamente ela sou eu, ou eu fui ela! rs Sério, gente, além da Anne, só com a personagem que vou colocar em segundo lugar eu me identifiquei tanto. Sabe quando você está lendo um livro e começa a se encontrar nos pensamentos, falas e sentimentos da personagem? Foi essa a sensação que tive ao conhecer Anne Elliot pelo olhar de Jane Austen. Tímida, introspectiva, insegura e influenciável. Tudo bem que ela tem um lado cordato e bonzinho demais que anda longe do meu jeito meio rebelde de ser, mas, no fim das contas, eu não poderia deixá-la de fora desse Top Five.


Emilia Clarke, Lou no filme que será lançado em 2015. 

3° lugar - Louisa Clark: Essa personagem é uma querida. Diferente das outras que escolhi para compor o Top Five, essa personagem não tem inicialmente aquela força, aquela determinação que tanto me fascinam. Do contrário, Lou vivia uma vida sem grandes ambições, além da de continuar no  emprego em que já estava há anos e no relacionamento sem paixão que mantinha com o namorado. Mas, tudo muda quando ela perde o emprego no Café e vai trabalhar como cuidadora de Will. Sim, eu estou falando do lindo "Como eu era antes de você". Nele a gente percebe o desabrochar de Louisa. A jovem que antes vivia comodamente na sua zona de conforto, ao longo do livro se transforma numa mulher de coragem, de uma sensibilidade sem tamanho e que tenta resgatar em Will a vontade de viver.







Mandy Moore no papel de Jamie.
2º lugar - Jamie Sullivan: Ela encabeçaria essa lista há um ano atrás. Se tem uma personagem em que minha identificação com ela foi 99,99%, essa foi a Jamie. Personagem do romance "Um amor para recordar", de Nicholas Sparks, ela é reservada, tímida e tem valores dos quais não abre mão. Acho que o que mais me fascina em Jamie é a sua capacidade de sonhar, sonhar alto, apesar das tribulações que vivencia. Preciso dizer que o que sei a respeito dela é baseado no filme, porque o livro mesmo eu ainda não li, mas ainda assim consegui me ver em quase todas as suas falas, em todos os seus medos, sentimentos e vontades. Jamie é linda e sua história com Landon faz de "Um amor para recordar" o meu segundo filme favorito. Amo demais!






1º lugar - Elizabeth Bennet: Acho que quem acompanha o blog desde o começo já esperava por ela nesse primieiríssimo lugar, né? Elizabeth, ou melhor, Lizzy é meu modelo de mulher. É pra ela que olho e digo "quando eu crescer quero ser como você!". Como a Ju colocou, ela é uma mulher a frente do seu tempo, totalmente avessa a regras e convenções sociais, assim como a Aurélia Camargo. Aliás, provavelmente elas seriam melhores amigas se se encontrassem nesse mundo lindo da literatura. Ela desde o início de "Orgulho e Preconceito" demonstra saber muito bem o que quer, deixando claro que submissão não é algo presente na sua personalidade. Lizzy tem uma visão de mundo totalmente diferenciada e seu modo de encarar o comportamento humano e suas relações se destacam diante do conformismo que marcava o jeito com que as mulheres se portavam na época em que se passa a história. Ela acredita no verdadeiro amor e quer viver um, mas esse desejo não lhe turva a razão. Romântica, mas não boba, essa é Elizabeth Bennet, a personagem de quem eu sou fã incondicional. 


Aí, gente! É esse o nosso Top Five. Claro que Ju e eu temos outras favoritas, mas foram estas personagens que mais tocaram o nosso coração. Esperamos que vocês tenham curtido  a nossa lista e queremos saber, agora: Quais as cinco personagens literárias que mais se destacam para vocês? Fala aí pra gente! Obrigada e até a próxima! Beijos nossos!

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi Raimundo! Já tava estranhando, já!
      Pois continue!
      Bjoss

      Excluir
    2. Bom saber, Raimundo! :)))
      Beijinhos e obrigada!!!

      Excluir
    3. Meninas, promessa é dívida. Claro que sempre estarei por aqui. Não me arrisco a citar 5 personagens, todos são tão especiais. Mas a presença de Lou e Jamie mostram como somos derretidos. Beijos!

      Excluir
  2. Completamente, Raimundo! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Derretidos? Eu não sou derretida não! Ai MEU DEUS É O DARCY!!!!! (suspiros, suspiros, corações)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Blogagem Literária Coletiva e TAG "Livros ou travessuras?"

1º Sorteio do Blog! Sorteio de Natal!!!

Resenha: "Persuasão" - Jane Austen