Se o primeiro foi vendaval, o segundo é uma tsunami - Resenha de "Outlander - A Libélula no Âmbar", de Diana Gabaldon




Eu terminei de ler este livro há alguns dias. Demorei a conseguir sentar na frente do notebook e fazer a resenha porque ainda não sei muito bem o que falar. A Malu, que leu primeiro que eu, talvez possa me dar um help aqui, porque para mim, tá difícil.
Dizer que a escrita é envolvente e que a gente não tem vontade de parar de ler até que se chegue à última página, é redundante. Diana é uma bruxa da escrita. Ela enfeitiça a gente e o efeito da poção não passa, mesmo depois do fim do livro.
Dizer que Jamie e Claire são lindos e apaixonantes e que o amor deles supera qualquer barreira além de nossa imaginação, é outra redundância.
Então, eu absolutamente não sei o que dizer.

Este livro começa  em 1968, ou seja, já começa com um spoiler, deixado claro que, de alguma maneira, Claire voltou de 1743. Ela e sua filha Brianna estão na Escócia, em busca de algumas informações sobre os guerreiros de Culloden. Informações essas que Claire acredita que estejam em poder do reverendo Wakefield. Ao bater em sua porta, elas encontram Roger, o filho adotivo do reverendo e ele resolve ajudar nas investigações. E é no meio dessas investigações que Claire vira a vida de Brianna de ponta cabeça, revelando a ela e a Roger seu grande segredo.

Então partimos de volta no tempo, com Claire e Jamie na França, vivendo com o primo de Jamie, Jared Fraser. e tentando, de alguma maneira, mudar o destino e evitar a Revolta Jacobita. Todos os seus planos parecem sempre perfeitos, mas o destino - também conhecido como Diana Gabaldon - sempre dá um jeito de revirar tudo que parecia certo e ao invés de evitar, eles praticamente dão o tiro inicial nessa guerra.

Mas nada impede que eles sigam lutando e se agarrando ao último fio de esperança existente, até não restar mais nada além do desfecho inevitável. E é aí que vem a pergunta que não quer calar: COMO VOCÊ PODE ME ACABAR UM LIVRO DESSE JEITO, MULHER? Sim, o livro acaba daquele jeito, que todo leitor sofredor de séries teme - e ama- com gostinho de quero mais.

Por sorte o terceiro livro já saiu e assim que as moedinhas no porquinho aqui forem suficientes, ele será o novo integrante da minha estante.

O primeiro livro foi mais emocionante para mim, o que não significa que este não tenha emoção. As emoções são diferentes. Este livro é mais sofrido para nosso querido casal, as dificuldades que eles enfrentam são ainda maiores, maiores até do que a dor de se entregar ao vilão da história para salvar sua mulher. Não vou contar qual é essa dificuldade, para não tirar a graça pra quem não leu. Mas quem já leu sabe do que eu estou falando. Eu chego a conclusão de que Diana tem a mente muito perturbada para conseguir escrever coisas assim e ainda nos deixar fascinados pela história. Outlander está longe de ser um romance de mulherzinha. Tem aventura, tem ação e relatos históricos para ninguém botar defeito. Coisas de arrepiar a nuca, cenas chocantes, cenas fofas, cenas engraçadas... Na classificação fica até difícil de definir, de tanto gênero que ele se encaixa. É um dos melhores enredos que li ultimamente. E olha que estou apenas no segundo. Fico me perguntando como uma pessoa consegue escrever uma história tão longa e não perder os foco, o fio da meada e ainda manter - cada vez mais forte - o interesse do leitor. Sim, porque embora eu não tenha lido ainda, a série existe há mais de 20 anos e muita gente já leu e continua amando enlouquecidamente seus até hoje publicados 8 volumes (com mais de 700 páginas cada um). Como pode? Ponto para Diana Gabaldon!

Sobre Jamie, continua lindo, apaixonante, sedutor e cada vez mais concorrente de Mr. Darcy dentro de mim. Ele é realmente aquele tipo de homem que não existe. Não há possibilidade real de um homem amar sua mulher como ele ama sua Claire. #ClaireMulherDeSorte. Há muitas cenas românticas entre os dois, muita briga e ciúme, o que acaba rendendo passagens hilárias, que dá vontade de ler de novo, porque acaba ficando fofo. E a gente fica ainda mais encantada pelos dois.

Resumindo, não vejo a hora de ter o terceiro em mãos e viajar novamente nessa história de amor de tirar o fôlego, o sono, o bom senso e a razão de viver.
E até que o terceiro chegue, vou me consolando com algumas das frases lindas de Jamie e Claire nessa segunda parte de suas aventuras:


"Ah, Claire, meu coração dói de tanto amar você."

"- Jamie, eu só quero estar onde você estiver. Nada mais."

"- Jamais vou entender os homens(...)
 - Você não precisa me entender, Sassenach. - disse ele serenamente. - Desde que me ame. - Inclinou a cabeça para a frente e beijou minha mãos unidas com ternura. - E me alimente. - Acrescentou ele, soltando-as.
 - Ah, compaixão feminina, amor e comida? - disse, rindo. - Está querendo muito, não acha?"

"- Eu não sei o que é você tem, Sassenach, que sempre me faz querer me exibir para você. Vou acabar sendo morto um dia desses, tentando impressioná-la."

"Nem uma vida inteira basta para este tipo de amor."

"(...) Deixe que eu lhe diga em seu sono o quanto eu a amo. Porque as palavras que lhe digo enquano está acordada são sempre as mesmas, não são suficientes. Enquanto você dormir em meus braços, posso dizer-lhe coisas que soariam tolas e loucas, e seus sonhos entenderão a verdade delas.(...)"

"- Eu a encontrarei. (...). Eu prometo. Ainda que tenha que suportar 200 anos de purgatório, duzentos anos sem você (...). Porque eu menti, matei e roubei; traí e quebrei a confiança. Mas há uma única coisa que deverá pesar a meu favor. Quando eu ficar diante de Deus, eu terei uma coisa para contrabalançar o resto. (...). Meu Deus, o Senhor me deu uma mulher especial e, Deus! eu a amei demais!"

Fala sério: tem como não amar este homem????

Próximo livro da série: Outlander - O Resgate no Mar
O livro foi dividido em dois volumes tanto na primeira publicação pela Editora Rocco



Quanto na segunda publicação, deste ano, pela Editora Saída de Emergência:



Se você já leu, deve estar tão enlouquecida (o) como eu. Se não leu, não perca mais tempo e embarque já nessa história maravilhosa que só o amor pode explicar.
Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Blogagem Literária Coletiva e TAG "Livros ou travessuras?"

1º Sorteio do Blog! Sorteio de Natal!!!

Resenha: "Persuasão" - Jane Austen