Revisitado Pemberley - Resenha de "Primeiras Impressões", de Laís Rodrigues de Oliveira (LRDO)



Título: Primeiras Impressões
Autor: Laís Rodrigues de Oliveira
Editora: Kiron
304 páginas


Já faz um tempinho que fuçando aqui e ali na internet, descobri uma autora brasileira que tinha escrito um livro inspirado em Orgulho e Preconceito, da minha amada idolatrada Jane Austen. Eu, como fã enlouquecida de Jane e apaixonada eterna por Fitzwilliam Darcy, tinha que ler este livro de qualquer jeito. Então, escrevi um email para a autora, contei que tinha um blog de resenhas e que estava muito interessada no livro dela. Foi assim que, muito amavelmente, a autora me cedeu um exemplar e eu me joguei de cabeça na leitura deste livro.
A autora é Laís Rodrigues de Oliveira, uma fã de Jane Austen como a gente, que decidiu dar uma nova vida a nossos já tão conhecidos e amados personagens. Você pode saber mais sobre a autora, acessando o site dela.

Vamos ao livro:
A história se passa nos dias atuais, mais precisamente entre as paisagens paradisíacas de Búzios e Nova York e mais algumas cidades dos Estados Unidos. 
Liz Benevides está voltando para o Brasil com uma mala cheia de saudades. A possibilidade de rever sua família a deixa extremamente feliz. Sua família mora em búzios e é dona da pousada mais bem sucedida do local.
Charles Bing, convida o amigo Fred Darcy para vir com ele ao Brasil e conhecer o local onde pretende montar seu mais novo restaurante. O amigo não entende porque um restaurante deve ser montado num país de terceiro mundo tão longe de casa, mas o acompanha na viagem.

A história é aquela nossa velha conhecida, mas não pense que por isso, deixa de ser surpreendente. A versão carioca de Elizabeth Bennet é - se é que isso é possível -ainda mais ousada. Sem papas na língua, ela responde às provocações de Fred na lata, sem medo do que ele possa penar a seu respeito. Ele, é claro, se encanta com tão surpreendente criatura. Uma mulher que tem a ousadia de desafiá-lo só pode ser a mulher dos seus sonhos e isso ele percebe - pelo menos eu achei - bem mais rápido que nosso Darcy versão clássica.

Adorei o livro, muito bem escrito, repleto de cenas que deixam a nossa imaginação a mil. Sabe aquelas coisas todas que a gente queria que tivesse no livro, mas que a época não combina? Então, Primeiras Impressões realiza essas nossas fantasias malucas, com cenas de beijos e carinhos e frases que não caberiam entre Lizzie e Darcy do século passado, mas que ficaram perfeitas para Liz e Fred de agora. 

Não sei mais o que dizer... Laís encaixou tudo tão perfeitamente que só posso dizer que fiquei encantada, principalmente com essa coragem de revisitar um clássico e conseguir não deturpar a imagem do livro original, criando uma história envolvente e diferente apesar da inspiração original, onde a gente torce muito para os protagonistas e para o casal secundário, que são uns fofos. Adoreiii Charles Bing e Caroline conseguiu ser mais insuportável do que já é. Tanto gostei que li o livro em dois dias e teria lido em menos tempo se não tivesse que trabalhar! haha

Enfim, indico a todas as fãs, que se joguem nessa leitura porque vale a pena. É mais uma maneira de mantermos Lizzie e Darcy presentes em nossa vida, com uma versão diferente e atual.

Aproveito para agradecer à Laís pela parceria e desejar todo sucesso para você em sua caminhada!



Por hoje é só e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Blogagem Literária Coletiva e TAG "Livros ou travessuras?"

1º Sorteio do Blog! Sorteio de Natal!!!

Resenha: "Persuasão" - Jane Austen